Google+ Followers

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Aula de Ciências - Células

Células

Célula – Unidade fundamental da constituição, do funcionamento e da reprodução dos seres vivos, capaz de se reproduzir independentemente. 
As células foram descobertas em 1665 por Robert Hooke, ao examinar lâminas de cortiça num microscópio  rudimentar. Hooke observou cavidades poliédricas, às quais chamou células (do latim cella, pequena cavidade). Na prática observou paredes vegetais de células vegetais mortas.
As células são limitadas por uma membrana celular (citoplamática) e no seu interior contém uma solução aquosa, o citoplasma. No citoplasma encontram-se dispersas numerosas estruturas designadas no seu conjunto por organelos.
As células podem ser divididas em dois grandes grupos, consoante possuem ou não uma estrutura designadas por núcleo.
Células procarióticas (do grego pró = antes + káryon = núcleo), sem núcleo;
Células eucarióticas (do grego eũ = verdadeiro + káryon = núcleo), com núcleo.

As células procarióticas são relativamente simples  (comparativamente às eucarióticas) e são as que se encontram nas bactérias e cianófitas (“algas” azuis ou cianobactérias). São organismos unicelulares constituídos por uma só célula.


 As células eucarióticas podem ser encontradas em seres unicelulares e pluricelulares. São células complexas que se encontram nos animais, plantas e fungos.
  • Célula eucariótica animal – Célula eucariótica que apresenta várias estruturas e organelos celulares mas que é desprovida de parede celular e de cloroplastos.










































Professora responsável Célia Lúcia Gasparotto Felipe
Comparação entre célula Procariótica e Eucariótica


Nenhum comentário: