Google+ Followers

terça-feira, 29 de maio de 2012

Navio Negreiro - Aula de Língua Portuguesa

2ª série D - EM
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
O PRESENTE DO PASSADO HOJE





O Navio Negreiro, de Castro Alves

O Navio Negreiro é um dos poemas mais significativos do romantismo brasileiro. Enquanto outros poetas como Gonçalves Dias, tomam o índio como herói, Castro Alves tomou o negro, nada estético, tido como de casta inferior na sociedade, sem nenhum valor mítico.
O índio foi um herói bem mais fácil de ser forjado, pois existia apenas como mito, não participava da sociedade e tinha valor heróico, por causa da sua tradição guerreira. Assim, o negro, em Castro Alves, é quase sempre um mulato com feições e sensibilidade de um branco. O amor é tratado como um encantamento da alma e do corpo e não mais como uma esquivança ou desespero ansioso dos primeiros romances.
A temática social abordada por Castro Alves, explicitada na denúncia dos horrores da escravidão e na luta pela sua abolição, difere por completo dos tópicos recorrentes na fase do Ultra-Romantismo ou "Mal do Século", representados por poemas que abordam, num universo de pessimismo e angústia, os seguintes aspectos: individualismo, solidão, melancolia, frustração e morte.







Professora Patrícia Mangili

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sala de Leitura


As salas e os ambientes de leitura  asseguram aos alunos de toda escola:

I – acesso a livros, revistas, jornais, folhetos informativos,catálogos, vídeos, DVDs, CDs e quaisquer outras mídias e recursos complementares;
II – incentivo à leitura como principal fonte de informação e cultura, lazer e entretenimento, comunicação, inclusão, socialização e formação de cidadãos críticos, criativos e autônomos.



Em nossa escola contamos com duas professoras, Terezinha e Ana Paula, responsáveis pela Sala de Leitura, que atendem nos três períodos a toda comunidade escolar.

Trabalhos de Arte - EJA





Professora de Arte Valéria Sangaletti

Enquanto isso na aula de Arte...











VISITA À UNIVERSIDADE ABERTA - UFSCar

Na última terça-feira, dia 15 de maio, os alunos da 3ª série A e B do Ensino Médio, da Escola Estadual Antonio Ferraz visitaram a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) com o objetivo de  conhecerem a 14ª Universidade Aberta onde puderam fazer um tour pelo Campus, conhecer os estandes dos cursos e, também, visitarem a Biblioteca Comunitária. 



Os alunos foram acompanhados pela coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Cláudia Cippola, pela professora de Língua Portuguesa, Patrícia Mangili e pelo professor de Matemática, Mateus Escobedo.