Google+ Followers

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Realismo na real










mais fotos


Os alunos dos 2ªs séries A e B do Ensino Médio, desenvolveram atividades relacionadas às aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Primeiramente, a professora Patrícia apresentou, durante uma aula expositiva, as características do Realismo.
Depois os alunos leram resumos dos livros dessa época literária, representaram as obras em imagens criadas por eles, e apresentaram para a classe.
A outra atividade foi uma releitura da obra para nossa realidade. Aproveitando a ideia de um programa de TV denominado “Casos de Família”, os alunos interpretaram os personagens dos livros Dom Casmurro, Primo Basílio e Madame Bovary. Coordenados pela “apresentadora”, eles discutiam as relações dos livros sobre o tema: Minha mulher me traiu.
Após as atividades, a professora propôs questões de vestibulares e também uma redação sobre o tema: Fidelidade está fora de moda. A avaliação foi de acordo com essas atividades e também pela observação ao longo do projeto.

domingo, 25 de setembro de 2011

ATIVIDADE RÍTMICA – O RITMO NO ESPORTE, NA LUTA, NA GINÁSTICA E NA DANÇA




1ª série A- Ensino Médio
Aulas de Educação Física - Profª Teinha

RODAS DE LEITURA E PESQUISA













ver mais fotos
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2


É muito importante garantir, nesta Situação de Aprendizagem, que os alunos sejam incentivados a ler para ampliar o repertório sobre autores e livros de literatura. Por isso, esta atividade tem o objetivo de enfatizar a reflexão sobre o contexto da leitura como fator essencial para desenvolver o comportamento leitor dos estudantes, formando uma comunidade leitora que se reúne para trocar informações sobre os livros lidos, falar das impressões sobre a obra, indicar leituras para os amigos, ampliar o repertório etc.



A professora de Português da 5ª série, Márcia Lucato, organizou uma roda de leitura com seus alunos. como o espaço era pequeno, a professora convidou-os a fazer uma roda no chão da própria sala de aula, com os livros espalhados sobre uns lençóis e almofadas que os alunos trouxeram de casa, onde podemos ver pelas fotos.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Jornal Ambiental

(clique aqui e assista ao vídeo do TELEJORNAL)














veja mais fotos...





JORNAL TELEVISIVO: uma estratégia atraente para se trabalhar a linguagem oral na escola.




Nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, os alunos da professora de Português Luciana e da professora de Geografia, Ivete, apresentaram brilhantemente o JORNAL AMBIENTAL.



Uma aula onde



O que o aluno poderá aprender com esta aula
Propiciar ao aluno:
* Desinibir-se.
* Desenvolver a linguagem oral, apropriando-se dos seus recursos característicos: gestual, entonação e tom de voz, postura corporal.
* Estabelecer uma análise linguística comparativa entre a forma oral e a escrita da língua.
* Interagir com os colegas para a produção de trabalhos em grupos.
* Tornar-se um leitor de jornal.
* Experimentar uma atividade linguística similar à realidade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelas professoras com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Ter trabalhado com a leitura e a escrita de jornal na sala de aula.
O trabalho de linguagem oral como conteúdo escolar deve ser um objeto de destaque no ensino de Língua Portuguesa, uma vez que, socialmente, salvas as exceções, mais falamos do que escrevemos. Assim sendo, o planejamento da ação pedagógica deve garantir atividades sistemáticas que possam se converter em situações de aprendizagem sobre os usos e formas próprios da oralidade, propiciando oportunidades reais de fala, escuta e reflexão línguística.

Sob esse aspecto, os jornais televisivos aparecem como recursos eficientes, por vários motivos: imitam a realidade, colocam o aluno no centro da cena de comunicação, oportunizam o contato com uma variedade de tipos de textos, abrigam atividades que envolvem planejamento, pesquisa, trabalhos em grupos, divisão de tarefas e valorização de resultados, possibilitam uma análise da língua, gerada a partir da observação e comparação entre a forma oral e a escrita.

Durante todo o desenvolvimento do projeto do Jornal Televisivo, as professoras auxiliaram seus alunos, observando se:

· Estão aprendendo a se apresentar em público, vencendo os limites da timidez;
· utilizam os recursos próprios da modalidade oral da língua;
· entendem as diferenças entre as modalidades oral e escrita da língua;
· trabalham cooperativamente em grupos;
· demonstram interesse pela atividade;
· liberam sua imaginação em trabalhos criativos.

DESFILE CÍVICO - ANIVERSÁRIO DA CIDADE




















A E.E. Antonio Ferraz participou do desfile cívico em comemoração ao aniversário de Mineiros do Tietê, no dia 28 de agosto de 2011 (domingo).

Para celebrar os 113 anos de emancipação politico administrativa, essa instituição escolar esteve representada no evento pelas gestoras, professores, alunos e funcionários.

Nessa ocasião, a escola mostrou a Fanfarra, dirigida pelo professor João Paulo Baptista, blocos de alunos uniformizados e blocos destacando a importância da preservação do meio ambiente. Também apresentou alguns projetos aqui desenvolvidos como o Projeto de Leitura, unindo a Literatura ao tema do desfile - Meio Ambiente, Planeta Sustentável, onde os personagens de Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz abrilhantaram elegantemente o desfile. Além das princesas dos contos de fadas, e a representação de Machado de Assis. Ainda, as monitoras do Acessa Escola e o Projeto Escola da Família também marcaram presença com seus representantes.
Vale destacar que as roupas dos personagens foram confeccionadas por professores, funcionários e alunos em material reciclável.