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segunda-feira, 11 de abril de 2011

TV TEM NA E.E. ANTONIO FERRAZ





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A TV TEM - TV filiada à Rede Globo de Televisão, esteve nesta U.E. hoje pela manhã entrevistando gestores, alunos e pais de alunos sobre o rendimento escolar desta escola que obteve, no índice do IDESP, 6º lugar no Estado de São Paulo.

A aluna Maria Clara Mamede, da 1ª série A, Ensino Médio, foi entrevistada e disse que se sente orgulhosa em estudar numa escola onde há disciplina, ótimos professores e muita organização. E afirmou ainda que o que conta mesmo é a dedicação de cada um , a escola faz o seu papel, mas o aluno tem que contribuir com seu interesse, estudos e força de vontade.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Projeto Sexualidade - Vale Sonhar


Poesia - Aula de Biologia

Dinâmicas de grupo sobre sexualidade

Prof.ª Vanda C. Vendramini Martins


Pára! Se toca!, olha...

talvez não é hora de se entregar!

Calma... vai rolar! espera...

curta o agora... sonha, realiza!

Ama, se liga.

Se previne... presta atenção!

Não é hora de ter filho, não.

O tempo só vai...

e os 15 anos não voltam mais!

Sabrina - 2 série A - Ensino Médio

Leitura sobre Rodas



JUSTIFICATIVAS


Descrever o que motivou a elaborar o projeto.


Embora os índices da EE Antonio Ferraz no SARESP tenham sido bons, entre as 5% melhores escolas do Estado nessa avaliação, nossos alunos têm pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar. Por isso, a escola tem mobilizado todos os esforços para torná-los leitores e aproveitado todos os espaços e tempos para isso.

Além disso, parte de nossos alunos residem na zona rural e esperam o transporte escolar após o término das alunas, ficando um período ocioso, no pátio escolar ou em uma praça próxima à unidade escolar.

Ante o exposto, decidimos aproveitar esse tempo/espaço para o desenvolvimento de um trabalho motivador, visando despertar o hábito e gosto pela leitura e, assim, contribuir para o aprimoramento de habilidades de compreensão, condição indispensável ao entendimento de todas as áreas do conhecimento, o Projeto " Leitura sobre rodas"


OBJETIVOS


Relacionar concretamente o que se pretende atingir com vistas à justificativa proposta.

- Construir e aplicar conhecimentos para a compreeensão de fenômenos naturais, procesos históricos e sociais, manifestações artísticas e culturais;

- Relacionar e interpretar situações representadas de diferentes maneiras;

- Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola e às leituras realizadas para compreender a realidade e intervir nesta, elaborando propostas de intervenção solidária, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade cultural;

- Utilizar inferências e situações do cotidiano para compreender a leitura realizada;

- Promover a leitura, motivando o aluno ao hábito de leitura diário e intensificando o prazer de ler;

- Formar leitores apreciadores e críticos;

- Estimular a socialização e o envolvimento da comunidade em atividades de leitura.


METAS


- Motivar 100% dos alunos da zona rural, envolvidos no projeto, a ler e socializar o que leu;

- Aumento em 10% os índices nas avaliações externas, SARESP, ENEM.

- Aumentar a competência e escritora dos alunos da zona rural, que esperam o transporte escolar, envolvidos no projeto;- Diminuir em sua totalidade os problemas ocasionados pela ociosidade dos alunos enquanto esperam o transporte para a zona rural


Metas Obrigatórias


PROCEDIMENTOS

Descrever como vai executar o projeto.

1ª ETAPA

- Construir um carrinho com uma caixa de madeira e rodas de bicicleta;

- Elaborar um painel expositor de obras;-Organizar os livros no carrinho;

- Estabelecer o responsável pelo carrinho nos horários previstos ( alunos do Grêmio Estudantil);

- Divulgar o projeto dentro da escola e na comunidade;

- Disponibilizar livros de contos, poesias, crônicas, fábulas, romances, jornais, revistas, gibis.

- Envolver os alunos na leitura.

2ª ETAPA

- Disponibilizar o carrinho com as obras citadas no pátio em frente à escola , para aceso aos alunos da escola rural, demais alunos e comunidade local.

3 ª ETAPA

- Circular o carrinho pelo ambiente interno da escola, inclusive em sala de aula.

4ª ETAPA

- Propor saraus, debates de temas atuais, dramatizações com a participação de alunos, pais e comunidade em geral, no ambiente escolar e na praça em frente à escola.

AVALIAÇÃO:

Será contínua e formativa, a do interesse e da participação dos alunos nos relatos orais, nas indicações no painel da biblioteca e pelo nº de livros e revistas lidos, anotados na prancheta do carrinho.

Procedimentos Metodológicos Obrigatórios

AÇÕES

- Construir o carinho;

- Equipá-lo com livros e revistas diverificados;

- Determinar os responsáveis;

- Divulgar o projeto na escola e na comunidade local;

- Circular com o carrinho pelos ambientes da escola;

- Disponibilizar prancheta para anotação dos livros lidos;

- Disponibilizar espaço na Sala de Leitura (biblioteca) para indicação de livros lidos a outros alunos;

- Abrir espaço em sala de aula para a socialização dos livros lidos aos colegas de classe;

- Expandir o projeto à comunidade, por meio de apresentações teatrais e saraus literários na praça próxima à escola e em entidades ou instituições locais.

Aula de Inglês



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Ordens, cumprimentos e expressões na Língua Estrangeira

Professora Beatriz e Regina

DISCIPLINA DE APOIO CURRICULAR - BIOLOGIA






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TRANSGÊNICOS

Porf.ª Vanda Cristina Vendramini Martins - 3ª série do Ensino Médio

O objetivo das sugestões de aprendizagem para o uso do Guia nas aulas do Programa Apoio à Continuidade de Estudos é relacionar os pressupostos curriculares das disciplinas em áreas. As situações indicadas não substituem os planos articulados pelas escolas para a implantação do Programa. Elas não são "obrigatórias", mas se apresentam como uma proposição possível, entre as inúmeras existentes, seguindo a linha política da gestão da Secretaria da Educação em indicar caminhos para a construção de práticas educativas que contribuam para a aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino. Cabe aos professores da escola a definição de seus planos, em conjunto com o coordenador pedagógico. O Guia é mais um instrumento colocado a serviço da aprendizagem dos alunos. Por seu caráter de "atualidades", traz uma reflexão sobre os conteúdos das áreas, contextualizados no tempo presente, atendendo aos objetivos do Programa. Em resumo, as propostas de aprendizagem objetivam: - a sistematização de competências e habilidades; - a contextualização dos objetos de estudo; - a formação para a cidadania, trabalho e continuidade dos estudos; - a metodologia que incentive a investigação, a comparação, a análise e a síntese voltadas para a autonomia do aluno em aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a ser.

ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA

TEMA 3: TRANSGÊNICOS REFERÊNCIA NO GUIA "A expansão dos transgênicos", págs. 200-203 Número de aulas previstas: 4

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Teatro _ Auto da barca do inferno






Os alunos dos 2ºs anos A e B apresentaram o teatro Auto da Barca do Inferno adaptado numa linguagem atual. A professora de Língua Portuguesa e Literatura Patrícia Mangili falou sobre a época literária dos séculos XV e XVI e comentou sobre as obras do autor Gil Vicente. O maior enfoque foi dado ao teatro vicentino e especificamente à peça Auto da Barca do Inferno, que, muitas vezes, é pedida como leitura obrigatória em vestibulares. Após o trabalho de leitura em sala de aula, a professora dividiu os alunos quanto aos seus personagens e elaborou um teatro de improviso em cima da peça original. Eles ensaiaram três dias e marcaram a apresentação. Após a elaboração do cenário, os alunos de todos os ensinos médios foram convidados para assistir. Os alunos fizeram uma bela apresentação e alcançaram o objetivo proposto com grande satisfação e mérito. Parabéns a todos!

Ataque contra crianças em Realengo - Rio de Janeiro


Nós da E.E. Antonio Ferraz queremos demonstrar nossa indignação e pêsames aos alunos, professores, funcionários e familiares da Escola Municipal Tasso da Silveira/RJ, onde um homem invadiu a escola, na Zona Oeste do Rio, e atirou contra crianças dentro de uma sala de aula, deixando mortos e fe. De acordo com as primeiras informações, o atirador teria entrado nas dependências disfarçado de palestrante e as razões do crime ainda não conhecidas.


A escola Tasso da Silveira fica no bairro de Realengo, zona oeste do Rio, e cerca de 400 alunos estavam nas salas de aula. Ele já começou atirando no pátio da instituição, usando dois revólveres e carregadores rápidos. Houve pânico e os alunos saíram em debandada pelas ruas. Os que estavam nos andares de cima se esconderam nas salas. Seis das crianças atingidas foram levadas para o hospital por um pai de aluno, numa picape acompanhada pelos bombeiros. As vítimas foram encaminhadas primeiro para o hospital Albert Schweitzer, próximo à escola. Depois foram usados seis helicópteros para transportar as vítimas para outros hospitais da cidade. Existem mais 22 pessoas feridas, entre alunos, professores e funcionários. A BandNews localizou a irmã adotiva do atirador. Ela disse que Wellington era muito estranho, não tinha amigos, não saía de casa, passando o dia na internet, em sites sobre islamismo e terrorismo. Nos últimos meses, deixou a barba crescer e mudou de casa.


Ministro da Educação diz que caso é tragédia sem precedentes no Brasil Fernando Haddad fez afirmação durante visita a hospital em Porto Alegre.

Ministro se disse chocado e afirmou que dia é de luto para educação. Do G1, em São Paulo O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (7) durante visita a hospital em Porto Alegre que o ataque a tiros em uma escola municipal do Rio de Janeiro é uma “tragédia sem precedentes no Brasil”. Ao menos 11 pessoas morreram. saiba mais






Segundo a assessoria de imprensa, o ministro recebeu a notícia dos tiros quando desembarcou em Porto Alegre e se disse chocado. Haddad afirmou ainda que esse é um dia de luto para educação brasileira. De acordo com o ministro, o dia deveria ser de celebração pela aprovação do piso salarial de professores no Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (8), mas não há como comemorar após o ataque. Haddad colocou o MEC à disposição da prefeitura do Rio de Janeiro, com seus institutos e universidades, para auxiliarem no que for necessário. O ministro visita o Hospital de Clínicas de Porto Alegre acompanhado de deputados federais da Comissão de Educação. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, Haddad levou os parlamentares ao local porque o hospital é modelo de hospital universitário. MortosA secretaria de Saúde confirmou 11 pessoas mortas. O secretário de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, havia afirmado que eram 13 pessoas mortas, mas a informação foi corrigida por volta das 11h desta quinta-feira, no ataque a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Segundo a polícia, o atirador está incluído no total de mortos. O atirador foi identificado pela polícia como Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos. Segundo a Polícia Militar, ele era ex-aluno da escola.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia Mundial de Conscientização do Autismo








No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial do Autismo, para muitos pode não significar nada, mas para os pais de pessoas com autismo, para as famílias que tem parentes autistas, para os amigos e simpatizantes da causa significa muito, pois ao longo do tempo com muito amor, esforço, perseverança essas pessoas tem lutado por melhorias para os portadores de autismo e por mais visibilidade da causa autista na sociedade, no meio político e junto a profissionais de diversas áreas para que toda a sociedade entenda que essa é uma luta de todos, que só com conhecimento, cooperação e amor essas pessoas terão seus direitos individuais e sociais de fato atendidos.


Em 2.4.2011 muitos monumentos no mundo serão iluminados com a cor AZUL e muitas pessoas estarão vestindo AZUL como uma forma de participar dessa campanha e sensibilizar a sociedade.


E nossa escola não ficou indiferente a este momento, cobriu seus holofotes de papel azul, fez um painel ressaltando o movimento e participou (veja as fotos) da sensibilização nas ruas da cidade integrando ao projeto - MAIS INFORMAÇÃO, MENOS PRECONCEITO - da Assistente Técnico especializado - Eliane Cibele Sangaletti e da Coordenadora da Sala de Recursos, professora Maria Antonia de Toledo Barros Carvalho.




Convido vocês a se juntarem a nós e cobrir sua Escola na cor AZUL.

Interior de SP concentra escolas estaduais com bom nível


PARABÉNS AO CORPO DOCENTE E DISCENTE, GESTORES E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERRAZ PELO EXCELENTE DESEMPENHO NA AVALIAÇÃO EXTERNA ESTADUAL..

NOSSO TRABALHO É GALGADO EM:

1. Pais participativos
2. Professores motivados
3. Ambiente limpo e organizado
4. Continuidade da gestão
5. Boa infra-estrutura
6. Parcerias com instituições privadas
7. Trabalho em equipe
8. Rigidez com alunos e professores
9. Foco na aprendizagem


VEJA AS 10 ESCOLAS MAIS BEM AVALIADAS NO 9º ANO E NO ENSINO MÉDIO

RANKING ESCOLA CIDADE IDESP 9º ANO E.F.
1º ANTONIO SANCHES LOPES - BALBINOS 6,94
2º LOURENCO BUENO DE CAMARGO - MORRO AGUDO 6,67
3º PEDRO MASCARI - ITÁPOLIS 6,48
4º DR ANIS DABUS - AVAÍ 6,00
5º COM FRANCISCO BERNARDES FERREIRA - OLÍMPIA 6,00
6º ANTONIO FERRAZ - MINEIROS DO TIETÊ 5,77
7º CARLOS CORREA VIANNA - REGINÓPOLIS 5,58
8º JOAO RAMALHO - JOÃO RAMALHO 5,36
9º FERNANDO BARBOSA LIMA - FERNANDÓPOLIS 5,13
10º SETH DE ALMEIDA - PRESIDENTE ALVES 5,00