Google+ Followers

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Jornal Ambiental

(clique aqui e assista ao vídeo do TELEJORNAL)














veja mais fotos...





JORNAL TELEVISIVO: uma estratégia atraente para se trabalhar a linguagem oral na escola.




Nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, os alunos da professora de Português Luciana e da professora de Geografia, Ivete, apresentaram brilhantemente o JORNAL AMBIENTAL.



Uma aula onde



O que o aluno poderá aprender com esta aula
Propiciar ao aluno:
* Desinibir-se.
* Desenvolver a linguagem oral, apropriando-se dos seus recursos característicos: gestual, entonação e tom de voz, postura corporal.
* Estabelecer uma análise linguística comparativa entre a forma oral e a escrita da língua.
* Interagir com os colegas para a produção de trabalhos em grupos.
* Tornar-se um leitor de jornal.
* Experimentar uma atividade linguística similar à realidade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelas professoras com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Ter trabalhado com a leitura e a escrita de jornal na sala de aula.
O trabalho de linguagem oral como conteúdo escolar deve ser um objeto de destaque no ensino de Língua Portuguesa, uma vez que, socialmente, salvas as exceções, mais falamos do que escrevemos. Assim sendo, o planejamento da ação pedagógica deve garantir atividades sistemáticas que possam se converter em situações de aprendizagem sobre os usos e formas próprios da oralidade, propiciando oportunidades reais de fala, escuta e reflexão línguística.

Sob esse aspecto, os jornais televisivos aparecem como recursos eficientes, por vários motivos: imitam a realidade, colocam o aluno no centro da cena de comunicação, oportunizam o contato com uma variedade de tipos de textos, abrigam atividades que envolvem planejamento, pesquisa, trabalhos em grupos, divisão de tarefas e valorização de resultados, possibilitam uma análise da língua, gerada a partir da observação e comparação entre a forma oral e a escrita.

Durante todo o desenvolvimento do projeto do Jornal Televisivo, as professoras auxiliaram seus alunos, observando se:

· Estão aprendendo a se apresentar em público, vencendo os limites da timidez;
· utilizam os recursos próprios da modalidade oral da língua;
· entendem as diferenças entre as modalidades oral e escrita da língua;
· trabalham cooperativamente em grupos;
· demonstram interesse pela atividade;
· liberam sua imaginação em trabalhos criativos.

Nenhum comentário: