Google+ Followers

sábado, 1 de maio de 2010

Profa. Dra. Claudia Costin






Tema “Participação dos Pais e Projetos nas Favelas do Rio de Janeiro”.

Segunda conferencista do Fórum Educacional, na sexta-feira (30).
Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin apresentou os projetos desenvolvidos pela prefeitura do Rio de Janeiro em favelas e áreas conflagradas, que incentivam a participação dos pais e participação ativa dos alunos com foco na melhoria das aprendizagens.
Segundo a pesquisadora, as experiências são bem sucedidas e estão ainda em fase de desenvolvimento. “Para ensinar de forma interessante, as ‘Escolas do Amanhã’ têm método dinâmico. Implantamos Laboratórios de Ciências, com o envolvimento da comunidade, cujos jovens foram designados tutores para cuidar dos equipamentos ali utilizados”, explica.
Claudia Costin, bastante aplaudida em sua exposição, concluiu: “Não acredito em educação que não tenha o envolvimento da cidade. Assim, envolvemos todo o Rio de Janeiro, com mães da comunidade que fazem visitas domiciliares e cuidam para que o salto de qualidade da educação carioca seja para todos e para cada um também como, por exemplo, o jovem mais excluído e problemático”.
Professora-visitante do curso Estado e Globalização da Escola Nacional de Educação Pública, da Universidade de Quebec, no Canadá, foi vice-presidente da Fundação Victor Civita e Secretária de Cultura do Estado de São Paulo.

acompanhe mais

Nenhum comentário: