Google+ Followers

sábado, 1 de maio de 2010

Prof. Dr. Cláudio de Moura Castro




Prof. Dr. Cláudio de Moura Castro destacou o papel da família como fundamental e mais determinante que a escola para o resultado do processo de aprendizado.




Mestre pela Universidade de Yale, doutor em Economia pela Universidade de Vanderbilt e autor de mais de 35 livros (além de 300 artigos científicos), Moura Castro conta que a Vovó na Janela surge de um episódio interessante


Quando saiu o resultado do TIMSS (Programa de Tendências em Matemática e Ciência Study), a Coréia teve uma posição alta e bem longe do segundo lugar. “Então, um conhecido meu foi fazer uma perícia técnica para ver se havia um erro nos números e não havia, mas o que viu foi surpreendente: inúmeras velhinhas estavam ao lado de fora da escola, olhando pela janela para verificar se os netos estavam prestando atenção na aula”.
Segundo ele, o exagero ilustra a devoção obsessiva dos países que têm o sangue chinês e todos eles estão no topo, quando se fala em educação. No Brasil, a cultura ainda é muito diferente, mas podemos nos mirar na China, que é o lactu-sensu, são padrões muito entranhados na cultura do confucionismo, onde o cuidado com a educação é prioritário, ilustra.

Nenhum comentário: