Google+ Followers

quinta-feira, 26 de março de 2009

ACD Atividades Curriculares Desportivas


As aulas de Atividades Curriculares Desportivas – ACD - , em número de três (3) semanais, são ministradas por professores portadores de licenciatura plena em Educação Física , fora do horário regular de aulas dos alunos, para turmas de no mínimo vinte e cinco (25) alunos em cada turma, alunos estes agrupados por idade (categorias), gênero e modalidades. Com esta iniciativa a SEE procura ao mesmo tempo proporcionar um treinamento organizado àqueles alunos-atletas que demonstram habilidades específicas para os diversos esportes, bem como garantir que durante as aulas regulares de Educação Física todos os alunos possam participar sem a preocupação com o desempenho, uma vez que não existe a necessidade de se sobressaírem para obter a atenção especial dos professores. Com esta medida é garantido o princípio da inclusão nas aulas regulares de Educação Física uma vez que a “especialização” é reservada às turmas de ACD.
As modalidades das turmas de ACD são: Atletismo, Basquetebol, Capoeira, Damas, Futsal, Handebol, Ginástica Artística, Ginástica Geral, Ginástica Rítmica, Judô, Voleibol, Tênis de Mesa e Xadrez. Todas essas modalidades podem ser desenvolvidas para alunos de cinco (5) categorias, a saber: pré-mirim (de alunos até 12 anos) Mirim (de alunos até 14 anos) Infantil (de alunos até 16 anos) Juvenil (de alunos até 18 anos) e Livre (de alunos de diversas idades, inclusive com 19 anos ou mais). Existem turmas masculinas e femininas em todas as modalidades sendo que em algumas como Xadrez, Damas, Tênis de Mesa, Atletismo, Ginástica Artística, Ginástica Geral e Ginástica Rítmica, existe a possibilidade da formação de turmas mistas.
A homologação, atribuição e acompanhamento destas turmas estão garantidos por legislação estadual (Res. SE 173/2002 e Instrução CENP de 6-12-2002).









Xadrez na Escola
Muito se pensa e se preocupa quando a questão é Educação.
Sabemos que cada ser humano é único, dotado de capacidades e limitações.
Na última década, a questão “EDUCAÇÃO” abriu horizontes questionadores, críticos e principalmente na questão da aquisição de valores éticos para o desenvolvimento da pessoa como cidadão e ser humano.
Na Escola Estadual Antonio Ferraz, através do Projeto ACD - pelas professoras de Educação Física, Teia e Ruth, algumas modalidades foram acrescentadas ao currículo escolar, como XADREZ ESCOLAR, VOLEY, FUTEBOL e TENIS DE MESA. Este projeto se iniciou a fim de complementar as aulas de Educação Física, com o propósito de integrar o jovem ao esporte, incentivar a pratica esportiva entre outras.

Oportunizar as crianças ao ensino de Xadrez, é um ótimo recurso para desenvolver habilidades mentais, pois trabalha-se a atenção, imaginação, projeção, recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e a matemática; facilitando a relação do enxadrista com o mundo abstrato.

Através desta experiência em nossa Escola entre os ensinos de regras básicas e consciência dos valores que este jogo estimula na vida das crianças, aos poucos, engatinhamos no processo de espírito de competição e motivação para o “jogar Xadrez por prazer”; explorando sua beleza, ao invés de valorizar somente a glória da vitória.

Durante a troca de experiências, entre os professores e o amadurecimento dos estudos, descobrimos que o Xadrez pode e deve trabalhar diversas áreas, como a recreativa, intelectual, cultural, ética e emocional; sempre mostrando de forma lúdica, divertida e mágica, conforme a faixa etária da criança; não esquecendo do respeito ao adversário, auto-estima e também que ele funciona como uma terapia.Quem pratica este esporte, esta ciência ou porque não, esta arte, que é o Xadrez, também aprende a ter autonomia , autodisciplina, autocontrole, e como conseqüência, torna-se uma pessoa cidadã e humana, dotada de capacidades.
Estamos em uma época onde os conhecimentos nos ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera. Uma das melhores lições que a criança pode obter na escola é como organizar seu pensamento, e já comprovamos que o Xadrez é uma “lição” valiosa para ajudar a concretizar este fato.

AULA DE ARTE

Situação de Aprendizagem 2 - TEATRO
APRECIAÇÃO
De onde o cenógrafo está olhando para fazer o desenho do cenário?

COMO ELE MOSTRA A ESTRUTURA DESSE CENÁRIO?




imagem retirada do BLOG http://obs.cena.blog.uol.com.br/

A professora Marisa trabalhou essa SA focando a imagem do desenhista do cenógrafo J. C. Serroni que faz parte do projeto de cenografia do espetáculo Rei Lear, de Willian Shakespeare.

Poesia







EU SERIA MUITO FELIZ


SE O MUNDO FOSSE NORMAL





MINHA TRISTEZA NÃO É POR AMOR


É POR VER O MUNDO CADA VEZ MAIS VIOLENTO.





E A PARTIR DESSA VIOLÊNCIA


O MUNDO VAI SE ACABANDO





E ASSIM JOVENS E CRIANÇAS


MORREREM POR NADA






JESSICA FERNANDA DOS SANTOS - 5ª SÉRIE - PERIODO DA TARDE






O AMOR NUNCA SE ESCONDE


APARECE NO OLHAR



NO SORRISO E NO JEITO DE SER


SE O MEU AMOR FICASSE


ESCONDIDO, MEU AMOR


IRIA MORRER A CADA INSTANTE.





SE O MEU AMOR SECAR


NUNCA MAIS PODEREI AMAR


NINGUÉM.



JÉSSICA FERANANDA DOS SANTOS

sábado, 14 de março de 2009

REUNIAO DE PAIS & MESTRES











Cadernos dos alunos, aos poucos estão chegando, para felicidade dos professores e alunos. /tem sido bem recebido por todos e em reunião com os pais, nesta última sexta-feira, foi exposto e elogiado por todos.

sábado, 7 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Homenagem a todas professoras e funcionárias da E.E. Antonio Ferraz


Todos os anos, o dia 8 de março é repleto de homenagens às mulheres. No mundo inteiro, as mulheres são lembradas através de flores, cartões, almoços ou simples, mas significativos elogios. A idéia de um dia dedicado à mulher remonta, no início do século XX, a datas que vão do final de fevereiro a meados de março. O tom da iniciativa é claramente político, já que a primeira proposta foi feita pelo Partido Socialista norte-americano, que decretou, em 1909, que o dia 28 de fevereiro seria o Dia Nacional das Mulheres.
No ano seguinte, a Internacional Socialista, reunida em Copenhague, decidiu celebrar um Dia Mundial das Mulheres, em uma época em que todos os países industrializados se voltavam para as reivindicações destinadas a acabar com a discriminação da mulher no trabalho e nas urnas. Esse dia mundial foi celebrado pela primeira vez em 19 de março de 1911 na Áustria, na Dinamarca, na Alemanha e na Suíça. Por sua parte, as mulheres da Rússia escolheram, em 1913, outra data: o último domingo do mês de fevereiro.
Em relação à escolha da data de 8 de março, existem duas teses: para uns, é a data de uma greve de operárias da indústria têxtil, realizada em Nova York, em 1857; para outros, diz respeito a uma manifestação de operárias de Petrogrado (São Petersburgo), em 1917. Seja como for, 8 de março foi a data escolhida em 1977 pela Assembléia Geral das Nações Unidas para ser o Dia Internacional dos Direitos da Mulher e pela Paz.


A Mulher ideal ...

É aquela que é maravilhosa acima de tudo.Que pode com um sorriso provocar amor e felicidade

A Mulher ideal ...

É aquela que é simples por natureza.

Que pode explanar com simples gestos toda a sua feminilidade e grandeza.

A Mulher ideal ...

É aquela que sabe como ninguém entender os sinais do amado antevendo lhe os movimentos estando sempre ao seu lado.

A Mulher ideal ...

É aquela que não seja perfeita, pois somente Deus o é, mas que busque aperfeição em todos os seus gestos.

A Mulher ideal ...

É aquela que mostra a sua beleza todos os dias, como no primeiro encontro.

Fazendo dos momentos com o seu amado um eterno reencontro.

A Mulher ideal ...

É aquela que mesmo com o passar dos anos, tenha sempre o sorriso de

menina, pois o enrugar da pele é ínfimo perante a alma feminina.

A Mulher ideal ...

É aquela que se apresenta perante a sociedade como a mais formosa dama.

Mas quando na intimidade partilhe todos os segredos..

Enfim, a Mulher ideal ...

É aquela que mesmo não sendo Deusa, sabe como ninguém trazer um

pedacinho do céu.