Google+ Followers

quinta-feira, 26 de março de 2009

ACD Atividades Curriculares Desportivas


As aulas de Atividades Curriculares Desportivas – ACD - , em número de três (3) semanais, são ministradas por professores portadores de licenciatura plena em Educação Física , fora do horário regular de aulas dos alunos, para turmas de no mínimo vinte e cinco (25) alunos em cada turma, alunos estes agrupados por idade (categorias), gênero e modalidades. Com esta iniciativa a SEE procura ao mesmo tempo proporcionar um treinamento organizado àqueles alunos-atletas que demonstram habilidades específicas para os diversos esportes, bem como garantir que durante as aulas regulares de Educação Física todos os alunos possam participar sem a preocupação com o desempenho, uma vez que não existe a necessidade de se sobressaírem para obter a atenção especial dos professores. Com esta medida é garantido o princípio da inclusão nas aulas regulares de Educação Física uma vez que a “especialização” é reservada às turmas de ACD.
As modalidades das turmas de ACD são: Atletismo, Basquetebol, Capoeira, Damas, Futsal, Handebol, Ginástica Artística, Ginástica Geral, Ginástica Rítmica, Judô, Voleibol, Tênis de Mesa e Xadrez. Todas essas modalidades podem ser desenvolvidas para alunos de cinco (5) categorias, a saber: pré-mirim (de alunos até 12 anos) Mirim (de alunos até 14 anos) Infantil (de alunos até 16 anos) Juvenil (de alunos até 18 anos) e Livre (de alunos de diversas idades, inclusive com 19 anos ou mais). Existem turmas masculinas e femininas em todas as modalidades sendo que em algumas como Xadrez, Damas, Tênis de Mesa, Atletismo, Ginástica Artística, Ginástica Geral e Ginástica Rítmica, existe a possibilidade da formação de turmas mistas.
A homologação, atribuição e acompanhamento destas turmas estão garantidos por legislação estadual (Res. SE 173/2002 e Instrução CENP de 6-12-2002).









Xadrez na Escola
Muito se pensa e se preocupa quando a questão é Educação.
Sabemos que cada ser humano é único, dotado de capacidades e limitações.
Na última década, a questão “EDUCAÇÃO” abriu horizontes questionadores, críticos e principalmente na questão da aquisição de valores éticos para o desenvolvimento da pessoa como cidadão e ser humano.
Na Escola Estadual Antonio Ferraz, através do Projeto ACD - pelas professoras de Educação Física, Teia e Ruth, algumas modalidades foram acrescentadas ao currículo escolar, como XADREZ ESCOLAR, VOLEY, FUTEBOL e TENIS DE MESA. Este projeto se iniciou a fim de complementar as aulas de Educação Física, com o propósito de integrar o jovem ao esporte, incentivar a pratica esportiva entre outras.

Oportunizar as crianças ao ensino de Xadrez, é um ótimo recurso para desenvolver habilidades mentais, pois trabalha-se a atenção, imaginação, projeção, recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e a matemática; facilitando a relação do enxadrista com o mundo abstrato.

Através desta experiência em nossa Escola entre os ensinos de regras básicas e consciência dos valores que este jogo estimula na vida das crianças, aos poucos, engatinhamos no processo de espírito de competição e motivação para o “jogar Xadrez por prazer”; explorando sua beleza, ao invés de valorizar somente a glória da vitória.

Durante a troca de experiências, entre os professores e o amadurecimento dos estudos, descobrimos que o Xadrez pode e deve trabalhar diversas áreas, como a recreativa, intelectual, cultural, ética e emocional; sempre mostrando de forma lúdica, divertida e mágica, conforme a faixa etária da criança; não esquecendo do respeito ao adversário, auto-estima e também que ele funciona como uma terapia.Quem pratica este esporte, esta ciência ou porque não, esta arte, que é o Xadrez, também aprende a ter autonomia , autodisciplina, autocontrole, e como conseqüência, torna-se uma pessoa cidadã e humana, dotada de capacidades.
Estamos em uma época onde os conhecimentos nos ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera. Uma das melhores lições que a criança pode obter na escola é como organizar seu pensamento, e já comprovamos que o Xadrez é uma “lição” valiosa para ajudar a concretizar este fato.

Nenhum comentário: