Google+ Followers

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Organizando um miniprojeto












As professoras das 6ª séries estão trabalhando a situação de aprendizagem 1 de como organizar um miniprojeto.
Elas apresentaram leituras de situações fictícias; elaboraram, junto aos alunos um quadro-síntese; fizeram um levantamento e checaram hipóteses de se montar um miniprojeto na escola, atendendo às necessidades mais urgentes.
Foram apresentadas estratégias para apresentação do projeto; a partir de observações da realidade escolar, os alunos pensaram em soluções para resolver alguns problemas e beneficiar a todos.
Nossa escola é rica e privilegiada no que diz respeito à Biblioteca: cadastrados, possuímos mais de 5 mil livros, portanto ficou complicado pensar num projeto que atendesse às necessidades básicas dos alunos, pois todo espaço físico é cuidadosamente preenchido com ambiente pedagógico para atender a demanda escolar.
Porém, em aulas interativas, com a participação dialógica dos alunos, com situações bem elaboradas de conteúdos e estratégias pelas professoras, chegou-se a um consenso: elaborariam um miniprojeto de uma Horta para a suplementação da merenda escolar.
Trabalhos em duplas e em grupos; valorização do cotidiano escolar e do aprendizado ativo centrado no fazer coletivo, foram algumas das estratégias usadas pelas professoras de Português, Marcia, Luciana e Maria Isabel.

Nenhum comentário: