Google+ Followers

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CÂNCER DE MAMA

BIÓPSIA DE LINFONODO SENTINELANO CÂNCER DE MAMA
O fator prognóstico mais importante no câncer de mama localizado é a presença ou ausência de metástase linfonodal. Na sua grande maioria, o câncer de mama dissemina inicialmente para linfonodos regionais.




A biópsia de linfonodo sentinela (BLS) é uma nova técnica que permite um estadiamento linfonodal mais acurado e sem a morbidade de uma linfadenectomia completa. A BLS é uma abordagem conservadora da axila que requer a colaboração da equipe cirúrgica, medicina nuclear e patologia. Como é o caso da cirurgia conservadora da mama (quadrantectomia) como uma alternativa viável à mastectomia como tratamento definitivo do câncer de mama primário, a linfadenectomia seletiva proporcionada pela BLS tem a vantagem de diminuir a morbidade sem comprometer a cura da paciente. A avaliação histológica abrangente de somente um ou de poucos linfonodos (linfonodo sentinela), melhora o estadiamento histopatológico da axila em pacientes com câncer de mama.

Injeção do radiofármaco para linfocintilografia.





INDICAÇÕES



•Tumores pequenos , com axila clinicamente negativa



CONCLUSÃO



A biópsia radioguiada do linfonodo sentinela poderá tornar-se o padrão de conduta em pacientes com câncer inicial da mama se as evidências clínicas demonstrarem que a não realização do esvaziamento axilar em pacientes com linfonodo sentinela negativo, não altera os padrões vigentes quanto: ao controle locorregional da doença a recidiva tumoral a sobrevida das pacientes.



CONTRA-INDICAÇÕES



• Linfonodos axilares palpáveis



• Tumores maiores que 4cm



• Tumores multifocais ou multicêntricos



• Cirurgia axilar prévia Etapas do procedimento (ver fotos a seguir e descrição em Melanoma Cutâneo):



1. Linfocintilografia pré-operatória



2. Detecção gama intra-operatória



3. Mapeamento linfático com corante vital



4. Exame do linfonodo sentinela

Linfocintilografia. Linfonodo sentinela axilar e na mamária interna.

Exemplos de drenagem visto na linfocintilografia.
Identificação do linfonodo sentinela (azul)

e checagem pela detecção gama.

Nenhum comentário: